Como o Yoga pode ajudar a melhorar seus relacionamentos
Nossos sofrimentos sempre surgem de relacionamentos e é também por meio de um relacionamento mais lúcido e harmonioso que eles podem ser superados. Normalmente, estabelecemos relacionamentos a partir de impulsos condicionados, mas temos o potencial de buscar referenciais mais lúcidos, mais capazes de nos conduzir à felicidade e à sabedoria. O Yoga é um caminho nessa direção.
O Yoga em si é relacionamento. Em termos práticos, o amadurecimento de uma pessoa se dá na forma como ela age e reage não só perante fatos externos, mas também perante os internos. Para o praticante, a compreensão e a realização desse processo se aprofundam no momento em que ele se dispõe a lidar com o próprio corpo e com as emoções pelas práticas de asana, pranayama e meditação.
No entanto, o amadurecimento que a prática pode trazer não ocorre automaticamente - só acontecerá se mantivermos uma atenção especial à forma como conduzimos o corpo, a respiração e a mente.
Por exemplo, se realizarmos uma prática de posturas de Yoga considerando que a forma das posturas é mais importante do que a conquista de uma respiração profunda e macia ao realizá-las, estaremos preocupados só com a performance, com um aspecto estético, em vez de estabelecermos um relacionamento atento com nosso próprio corpo. Da mesma forma, se quisermos desenvolver estabilidade em nossa meditação e, para isso, negarmos emoções como medo e tristeza, jamais conseguiremos aprender o que é relacionar-se com a própria mente. Há varias armadilhas no uso das técnicas, mas podemos e devemos receber ajuda dos nossos professores. (Maria Nazaré Cavalcante e Jorge Luis Knak)
"O caminho para nos relacionarmos melhor com os outros é melhorar a maneira como nos relacionamos com nós mesmos. E para isso é necessário nos amarmos até a última sombra. Mais importante do que se relacionar bem com as pessoas é se relacionar bem consigo mesmo. É impossível amar alguém sem se amar. Sintetizar é conectar-se com a essência e criar as condições para expressá-la integralmente na vida. Viver guiado pela essência é viver em harmonia, é estar aberto para aprender, é estar vivo e ter a coragem de ser quem se é". (Fabio Novo)
"A prática de Yoga faz com que você tenha mais cuidado e carinho consigo mesmo, e acabe passando isso adiante. As relações passam a sair do coração e você se coloca mais no lugar dos outros. Porque Yoga é uma prática de amor, primeiro consigo mesmo e depois com o mundo externo" . (Vanessa de Luca, professora do Chandra Yoga)
"Você passa a se perguntar mais o que é saudável para o corpo e para a sua energia, e isso dá uma qualidade mais construtiva e saudável às suas relações". (Aline Freire, artista Plástica)
Comentários
Postar um comentário