Yoga é o controle (aquietamento) das flutuações da mente

Este Sutra pode conter diversos significados, dependendo da interpretação que poderá ser aplicada e entendida. O termo "controle" é usado de uma forma mais branda do significado da palavra "aquietamento". Pois na verdade "controle" é relativo, assim como cada ponto de vista.
O "aquietamento" é uma expressão mais aplicável, pois não há conflitos com a obsessão pelo controle. Esse "controle" conota uma imposição e inflexibilidade ao fluxo da mente que jamais deixa julgar, racionalizar e interpretar as situações da vida e sobre si mesmo. Entretanto, o problema não seriam essas qualidades da mente humana e sim o fato de que a mente repete padrões de comportamento, tornando o pensamento um habito compulsivo e repetitivo, limitando o universo de possibilidades de escolhas que podemos fazer.
Portanto, o Yoga nos permite inúmeros caminhos para se chegar ao "aquietamento das ondas mentais", explorando todas as capacidades físicas, energéticas e espirituais para aprendermos sobre si mesmos e sermos cada vez mais conscientes de si próprios.
O Yoga é uma tradição que atravessa o tempo aperfeiçoando-se a partir das necessidades e capacidades do mundo moderno, assim como os Sutras são aplicáveis dentro de uma interpretação contemporânea.

Comentários

Postagens mais visitadas