Prana, o seu melhor amigo!
O prana é o principal poder de cura no Yoga. Ele traz energia para dentro do corpo e da mente, fortalece os sistemas respiratórias, circulatório e digestivo. Quando o prana está fraco ou bloqueado, acontece alguma doença. Por isso o melhor tratamento é o pranayama, o controle do prana. Os exercícios respiratórios são mais importantes do que qualquer alimento, remédio ou ervas. Não custam nada e são o melhor que podemos fazer para nós mesmos.
O prana é o seu melhor amigo, e a sua conexão mais próxima com o Divino. É a melhor ferramenta para acalmar a mente, e o melhor aliado dela. Não é difícil ter contato com a energia vital. Só parar e prestar atenção no prana, traz um efeito calmante.. O ato de respirar lentamente já elimina a turbulência. Tomar consciência do seu prana é a primeira fase da meditação. É muito simples e eficaz praticar exercícios respiratórios. O cuidado principal é não forçar - as inspirações e expirações têm de ser suaves. E as retenções requerem mais cuidado ainda. Não force jamais o tempo das retenções de ar! As retenções são poderosas porque quando a respiração para, a mente também para - existe uma conexão entre a respiração e a mente.
O prana é como um músculo - uma pessoa que nunca fez musculação não consegue levantar 100 Kg, mas com o tempo de prática, isso torna-se possível. Portanto, se praticarmos, desenvolveremos tempos maiores de respiração mais profunda e lenta, teremos resultados mais abrangentes. Naturalmente você vai se aprofundando e gradualmente trabalha a respiração com mantras, variações de focos e diferentes narinas, por exemplo.
Para começar: na inspiração, você obtém energia. Na retenção, você absorve apenas o que é bom. Na expiração você faz duas coisas: expressa a sua energia e também libera a energia negativa. Isso é muito útil na maioria dos processos de autocura.
Comentários
Postar um comentário