Equilíbrio do corpo para a vida
Estar em harmonia é próprio da natureza humana. O ser humano é destinado e nasceu para a felicidade e a realização. A sociedade competitiva, que nos obriga a sermos os melhores, os mais bonitos e os mais espertos, cria a falsa sensação de vivermos em um mundo hostil. onde todos são concorrentes. "Temos extremas expectativas com relação ao futuro, tornando-nos ansiosos ou nostálgicos. Futuro e passado tiram a atenção do presente momento, da ação que precisamos desempenhar agora.", diz a professora Marilene Cardeal. Em vez de olhar ao redor procurando felicidade, a ioga ensina que tudo de que precisamos está dentro de nós mesmos, aqui e agora. Por meio da prática, ela propõe a busca interna, a transformação interior, a paz, a auto-aceitação e, por fim, o equilíbrio.
No dia-a-dia, a ioga ajuda a usar a atenção e o foco de forma consciente para alcançar melhores resultados. Ao alongar os músculos tensos fortalecendo os que estão fracos, otimiza-se o rendimento muscular, aumenta-se o controle entre os músculos, e previnem-se as lesões. Mas, para isso, é preciso conduzir os exercícios corretamente, de acordo com a necessidade do aluno. O equilíbrio se traduz por esse direcionamento, que é atingido quando o ponto médio entre dois extremos é conquistado. Existem várias ferramentas próprias para energizar quem está está muito cansado ou para acalmar pessoas agitadas. Entre elas, estão os ásanas e os pranayamas. São posturas que exigem equilíbrio físico e, por isso, incentivam o trabalho mental.
A ioga pode ser uma forte aliada para silenciar o ambiente externo, permitindo que o diálogo interno transcorra facilmente.
Comentários
Postar um comentário