Respiração = Yoga (União) = Vida

A essência do yoga está muito mais na respiração do que na intensidade das posturas. Quem sabe respirar pode praticar yoga. Estabeleça uma relação de intimidade com sua respiração. Mais que seu melhor amigo ou sua melhor amiga, saiba que sua respiração estará sempre a seu alcance no curso de toda sua vida. Respirar bem é fonte de calma, tranquilidade e recuperação. É ela que dá vida às posturas. Restabelecer a conexão com o ato natural de respirar proporciona as sensações de limpeza, leveza e clareza. Prender a respiração obscurece a percepção, gera tensão e obstrui a sensação de liberdade que a pratica de yoga proporciona ao todo corpo-mente. Respirar conscientemente em cada postura mantém a mente alerta e faz com que a prática seja uma viagem exploratória e não caia na rotina. A respiração consciente durante a postura traz a mentepara o momento presente. Com a mente no momento presente, as distrações são minimizadas e torna-se mais fácil encontrar a essência do yoga - o domínio da mente e o restabelecimento da conexão com o próprio ser.
Com o aumento da consciência da respiração, você perceberá a sua utilidade como um recurso para avaliar sua proficiência em cada postura. Quando a respiração alcança a estabilidade, sua postura aproxima-se da perfeição.  Permita que sua respiração seja completa, estável e suave durante a sua prática de ásanas. Se ela deixar de fluir naturalmente e ficar irregular, truncada ou forçada, tome isso como uma advertência para reduzir a intensidade da prática.
Respirar pela boca é algo rar durante a prática de yoga. Respirar pelas narinas filtra e aquece o ar antes de penetrar nos pulmões. Permita que a intuição guie a sua respiração!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas