Atenção ao seu alinhamento!
Na cultura eletrônica atual, quase tudo que fazemos - desde trabalhar horas com computador até ver vídeos pelo celular - nos faz arredondar a parte de cima do corpo. E a vida diária raramente oferece oportunidades de alongar e endireitar as costas.
O resultado? Muitas pessoas desenvolvem uma postura corcunda, que pode contribuir para dores nas costas e no pescoço assim como dores de cabeça.
A crise é piorada com o hábito de colocar a "cabeça para frente": a cabeça se sobressai à frente dos ombros, e seu peso puxa o peito mais para dentro. E com o queixo indo à frente, o pescoço é forçado mais ainda. Essa postura pode contribuir para o risco de desenvolver lesões por esforço repetitivo, assim com síndrome do túnel do carpo, porque diminui os músculos na frente do peito e pressiona os nervos e os vasos sanguíneos dos braços. Sentar-se curvado à frente também pode comprimir órgãos internos, contribuindo para problemas respiratórios, circulatórios e digestivos.
Yoga pode ajudá-lo a cortar o círculo vicioso de se curvar ensinando a prestar atenção ao alinhamento, não apenas enquanto estiver no mat, mas durante todo o dia. Além disso, posturas que contrapõem a corcunda aumentam a força e a flexibilidade nos músculos que apoiam o alinhamento postural.
Comentários
Postar um comentário