Curriculum do Yogue: Yamas, Niyamas e Asanas

A Ioga tem uma mensagem completa para a humanidade, mensagem que abrange não só o corpo, como também a mente e a alma humanas.
A Ioga - Sastra (ciência que ensina o caminho para conseguir o conhecimento oculto) reconhece, sem dúvida nenhuma, a interdependência do corpo e da alma. Prescreve exercícios tanto para o corpo quanto para a mente, a fim de que ambos possam alcançar, em espírito de cooperação, um ponto de equilíbrio psicofisiológico em que cesse a escravização da alma humana. Os yogues estão seguros de que, assim que liberada do domínio do corpo e da mente, a alma realizará sua inesgotável existência da felicidade infinita.
Enquanto reconhece a interdependência do corpo e da mente, a Ioga - Sastra sustenta que a influência da mente sobre o corpo é mais poderosa que a do corpo sobre a mente. Por isso, os exercícios mentais formam a estrutura do curriculum yóguico, embora os exercícios físicos também tenham seu lugar definido. As Asanas são exercícios físicos. Formam o terceiro item do curriculum yóguico. As Yamas e Niyamas são exercícios mentais que formam os dois primeiros itens do curriculum.
Eles têm precedência no curriculum porque, sem a sua ajuda, a prática das Asanas não produzirão todos os resultados desejados.
1) Yamas: Não-Violência, verdade, não-roubar, continência e não possuir com apego (Yoga Sutra de Patanjali, II-30)
2) Niyamas: Pureza, satisfação com o que se tem, mortificação, auto-estudo e completa entrega a Deus (Yoga Sutra de Patanjali, II-32)
A influência da mente sobre o corpo é muito mais profunda que a influência do corpo sobre a mente. A prática de posturas yóguicas, são práticas corporais destinadas a produzir resultados fisiológicos especiais. Conhecendo a profunda influência da mente sobre o corpo, poderemos pensar em treinar o corpo sem cuidar de exercitar a mente? Poderemos conseguir tireóides sadias e glândulas sexuais poderosas pela prática da Sarvangasana se permitirmos que nossa mente forme verdadeiras tormentas em nosso corpo e que o desencadeamento de terríveis tempestades sexuais estraçalhem os tecidos de nossas estruturas endócrinas? Poderá a prática da Sirshasana trazer-nos paz e vigor mental se consentimos que o cancro das preocupações corroa as células de nosso cérebro? Por isso, ambos os treinamentos (mental e físico), devem caminhar passo a passo, ou melhor, o treinamento mental deveria ter precedência sobre o treinamento físico.
É exatamente o motivo pelo qual a Ioga-Sastra colocou as Yamas e Niyamas como primeiro e segundo ítens do curriculum yóguico e deu às Asanas o terceiro lugar: as Yamas e Niyamas, tomadas em conjunto, constituem dez princípios de conduta que, se seguidos fielmente, darão suprema paz mental para o praticante da Ioga. Ele se libertará de todas as emoções violentas; sua inquebrantável fé no Senhor desenvolverá nele um grande otimismo; ele manterá uma consciência clara e poderá levar o calor da felicidade aonde quer que vá. Em resumo, ele será capaz de assegurar saúde perfeita para a sua mente. Naturalmente, o grau de saúde variará de acordo com o grau de sinceridade e na medida do sucesso atingido. Porém, mesmo o mais insignificante progresso jamais deixará de proporcionar bênçãos celestiais para o praticante sincero. Assim, o que se requer como preparação para as Asanas é apenas o resoluto empenho de praticar as Yamas e Niyamas com o fim de desenvolver uma mente sadia.
De fato, as duas práticas podem ser iniciadas paralelamente. O que deve ser deixado claro é a grande importância de iniciarem a prática das Yamas e Niyamas se querem que as Asanas produzam seus melhores resultados.
Trecho extraído do livro Asanas de Swami Kuvalayananda.

Comentários

Postagens mais visitadas