Abra o coração com Matsyasana: Postura do Peixe.
O nome matsya refere-se a uma encarnação da divindade hindu Vishnu. A história diz que, há muito tempo, a terra tornou-se corrupta e ia ser arrasada com uma enchente. Vishnu, que era responsável pela preservação do Universo, se transformou em matsya, um tipo de peixe. Ele levou os grandes sábios hindus para a segurança de um barco, que assegurou a preservação de toda a sabedoria e da própria humanidade. Assim como matsya reequilibrou a terra e o oceano, praticar a postura do peixe pode ser uma forma de restabelecer o foco dando elasticidade quando sente a carga da gravidade. Você sente isso quando encosta as pernas com firmeza na terra, quando o peito abre como uma onda e aprofunda a sua respiração. A postura do peixe também fortalece as costas e os músculos abdominais, e os yogis acreditam que a curva profunda no pescoço beneficia a tireoide. Como todas as extensões, matsyasana abre o coração e melhora o humor.
Matsyasana é melhor do que um intervalo para o café porque o despertará, deixando-o revigorado. Caso passe muito tempo sentado em uma mesa ou em um carro, provavelmente já percebeu que sua coluna fica arredondada e o peito afunda.
Benefícios da Postura: Fortalece as costas, abre a região do coração, alonga o abdome e os músculos intercostais das costelas, estimula a tireoide.
Contraindicações: lesões no pescoço, lesões na lombar, dor de cabeça.
Comentários
Postar um comentário