Invertida sobre os ombros: Sarvangasana
Quem adora a invertida sobre os ombros realmente adora. Quem odeia, idem. A diferença de amor e ódio à postura depende se conseguimos criar uma linha reta com nosso corpo ou não. Uma invertida sobre os ombros vertical e retinha é fácil e confortável, enquanto que uma mal alinhada é difícil e causa desconforto. Muitos fatores influem na habilidade de se manter reto na postura, e um dos mais importantes é firmar os braços deixando o peito aberto.
Para que o corpo fique em linha reta na invertida sobre os ombros, o esqueleto precisa ser capaz de sustentar o peso do corpo. Assim, o único trabalho que os músculos precisam fazer é contrai-se para corrigir a posição dos ossos. Quando o corpo está alinhado fica mais fácil manter a respiração correta porque o abdome e peito estão abertos e os músculos ao redor deles estão relaxados o suficiente para permitir o movimento. Isso tudo significa maior tempo na postura com menos fadiga. a maior permanência na postura permite efeitos fisiológicos mágicos.
O alongamento no pescoço e na musculatura dos ombros os deixa relaxados, quebrando o círculo vicioso da tensão que ali reside. Além disso, a invertida estimula sensores de pressão sanguínea no pescoço e parte alta do peito, disparando reflexos que acalmam a mente, desaceleram o coração e relaxam os vasos sanguíneos.
- Pela posição invertida do corpo, promove uma intensa irrigação cerebral melhorando as funções da memória, concentração e vitalidade das células neuronais. Aviva a mente.
- Melhora a produção dos hormônios, alivia a ansiedade e a depressão.
- Normaliza as funções do sistema nervoso central sendo excelente para quem sofre de insônia. Acalma a mente e desperta a alegria de viver.
- Por atuar fortemente na circulação é indicada nos casos de inchaço nas pernas, varizes.
- Regulariza o intestino, melhora a prisão de ventre facilitando a liberação de toxinas gerando bem estar e disposição.
- Traz alivio para alguns tipos de enxaqueca.
- Combate o envelhecimento precoce, retarda as rugas e previne a queda dos órgãos tais como bexiga e ovários.
- Ótima para quem está atravessando a menopausa ou sofre de anomalias da menstruação.
- A prática continua deste asana melhora o sistema imunológico e ajuda a curar de resfriados e sinusite.
Comentários
Postar um comentário