Ásana


A ligação correta entre respiração e movimento é a base de toda prática de ásana.
O que é ásana? A tradução de ásana é “postura”. A palavra é derivada da raiz do sânscrito que significa “ficar”, “ser”, “sentar” ou “estabelecer-se numa determinada posição”.
Postura do corpo que seja bastante estável e cômoda, permitindo o meditador permanecer longo tempo imóvel, sem fadiga e sem desconforto, a ponto de não mais sentir seu físico. Os ásanas eliminam os comuns distúrbios que o corpo físico causa à mente, além disso, otimizam a circulação energética (prânica) porque atuam sobre os nadis (canais sutis), limpando-os, desobstruindo-os, e sobre os chakras (centros psíquicos e energéticos), ativando-os.
Ao realizar o ásana use a mente apenas para fins práticos dentro da postura. Não faça nenhum julgamento e permita-se sentir a alegria que cada momento e a atuação do prana proporciona no teu ser integralmente.
Yoga é uma prática que envolve tanto a respiração quanto o corpo. É somente quando colocamos corpo, respiração e mente em harmonia que compreendemos a verdadeira qualidade do ásana. É, em primeiro lugar, o aspecto físico da prática que as pessoas as pessoas vêem como yoga. Elas raramente notarão como respiramos, como sentimos a respiração e como coordenamos nossa respiração com movimentos; elas tendem a ver apenas nossa agilidade e flexibilidade. Algumas podem querer saber quantos ásanas dominamos, ou quantos minutos conseguimos permanecer no pouso sobre a cabeça. Muito mais importante do que essas manifestações exteriores é a maneira como sentimos as posturas e a respiração.
Uma vantagem da prática de ásana é que ela ajuda o praticante de yoga a se acostumar com situações diferentes e a ser capaz de lidar com diferentes exigências.
Só é possível achar as qualidades essenciais para a prática de ásanas se reconhecemos nosso próprio ponto de partida a aprendemos a aceitá-lo.
Lembre-se de que yoga é uma prática de observação de si mesmo, sem julgamento.
Por mais lindamente que você consiga fazer um ásana, por mais flexível que o seu corpo seja, se você não conquista a integração entre corpo, respiração e mente, não dá para dizer que você esteja fazendo yoga.

Comentários

Postagens mais visitadas