YOGA A SERVIÇO DA PSIQUIATRIA

Com este título, o jornal "O GLOBO" em sua edição de 24-6-71, publicou a seguinte notícia internacional: "Paris — Os exercícios de Yoga podem dar bons resultados no tratamento psiquiátrico. O Dr. Bernard Auriol, psiquiatra de Montauban, que é adepto dessa modalidade de exercícios físicos com reflexos
psíquicos, teve a idéia de aplicar o Yoga a seus doentes.
Depois de um ano de experiências, o médico francês declarou ter obtido resultados bastante satisfatórios com um novo método de tratamento a que chamou de yogaterapia. De fato, o Yoga revelou-se extremamente eficaz no tratamento de distúrbios do caráter e da personalidade, na epilepsia, ansiedades, obsessões e dúvidas obsessionais com enfraquecimento da personalidade (psicatenias). Já se anuncia um método de Yoga "adaptado", para tratamento de esquizofrenias, que são distúrbios psíquicos em que o doente se alheia completamente do mundo real, para viver num mundo que é só dele. Nesses casos, o Yoga ajudaria a restabelecer a comunicação entre o doente e as pessoas que o rodeiam".
O efeito psicotrópico é obtido através de técnicas psicossomáticas, portanto atóxicas e sem criar dependência. A auto-suficiência e autoconfiança e mais a desintoxicação são objetivos a alcançar.
(Yoga para Nervosos, Hermógenes)






Comentários

Postagens mais visitadas